Ouvidoria NUP 23546.031130/2019-41

De Colegiado dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo da UFMG
Ir para navegação Ir para pesquisar

Prezados senhores,

Informamos que a Ouvidoria da UFMG recebeu a manifestação de alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo - 1º Período, NUP 23546.031130/2019-41, abaixo, que relata problemas com a disciplina Sistemas Estruturais, ministrada pelo docente Max Magalhães.

“Boa tarde!

Os alunos do primeiro período de Arquitetura e Urbanismo da UFMG gostariam de comunicar um contratempo com a matéria Introdução aos Sistemas Estruturais, ministrada pelo professor Max Magalhães. Devido às perdas de aula ao longo do semestre, estando entre os motivos uma viagem acadêmica com a matéria de Fundamentação para Projeto de Arquitetura e Urbanismo I, feriado e paralisação, a turma encontra-se, aparentemente, atrasada com a matéria. Após duas tentativas de marcar uma aula repositiva, combinada com o Sr. Max, os alunos relatam que ele não compareceu na data e horários marcados. Menos da metade dos pontos foram distribuídos até o momento e, segundo o professor, toda a matéria do semestre será cobrada em prova - matéria essa que não foi lecionada- resultando em 70 pontos. Diante disso, a turma considerou pertinente registrar reclamação, visto que as tentativas de comunicação com o Max foram consideradas falhas. Receamos péssimos resultados para a turma em geral, que já penou com uma troca de professores ao longo do semestre, a qual trouxe outros transtornos (como mais atraso da matéria e comunicação ineficiente entre eles, o que atrapalhou a linha de andamento das aulas). A turma solicita esclarecimentos sobre como proceder em relação à disciplina e às consequências ao desempenho acadêmico dos alunos. Espera-se, então, retorno acerca dessa questão. Segue em anexo o abaixo-assinado com o consenso da turma sobre a situação presente, este contém assinatura de mais da metade dos alunos da turma até o presente momento, contudo, continua sendo repassado e assinado pelos restantes.

Atenciosamente,”

Considerando a natureza da matéria, encaminhamos para conhecimento e providências que julgarem necessárias, apresentando esclarecimentos quanto aos fatos e questionamentos, de modo a subsidiar resposta ao interessado.

Em cumprimento à Instrução Normativa N° 5, de 18 de junho de 2018, que estabelece prazos para atendimento das Ouvidorias Públicas do Poder Executivo Federal, solicitamos a análise da demanda e que a mesma seja respondida à Ouvidoria até o dia 10 de julho de 2019, a fim de que possamos encaminhar ao manifestante.