Concluintes

De Colegiado dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo da UFMG
Ir para navegação Ir para pesquisar

Enquanto durar a pandemia, uma das principais recomendações da PROGRAD aos Colegiados é facilitar e flexibilizar normas e atividades acadêmicas para que nenhum estudante concluinte fique prejudicado. Algumas possibilidades de flexibilização são possíveis para os concluintes de Arquitetura e Urbanismo. Apresentamos algumas, mas estamos abertos a receber e discutir novas propostas sob demanda dos estudantes concluintes.

trabalho de conclusão de curso

O seu trabalho será desenvolvido seguindo o seu cronograma de trabalho elaborado sob supervisão do seu orientador. Enquanto durar a pandemia, os cronogramas síncronos de atividades de TCC estão suspensos, logo o fluxo de conclusão das atividades de TCA, TCB, ITCC e TCC é contínuo. A qualquer momento você, juntamente com seu orientador poderão organizar a banca e ter seu trabalho concluído.
O Colegiado, ouvindo o orientador, poderá flexibilizar e encontrar soluções para que não haja atrasos na conclusão de curso do estudante.

Tenha planos claros, coerentes e objetivos com previsão de datas para as bancas. Tenha sempre a matrícula na atividade correspondente a banca prevista no seu cronograma. Utilize esta janela de reajuste de matrícula para fazer isso. Um exemplo: você já concluiu o seu TCA no mês de julho e possui matrícula no TCA correspondente a 2020-1 e pretende fazer o TCB nos próximos meses e fazer a banca final do TCB em novembro. Inclua no seu reajuste de matrícula o TCB para que ao final do mês de novembro de 2020 o seu orientador possa lançar as notas do TCA e do TCB.

Este processo não substitui os trâmites regulares de TCC com entrega de documentos tais como termos de compromisso, atas e material solicitado pela comissão de TCC.
A documentação das bancas deverá ser tramitar pelo SEI conforme orientação específica. A secretaria do CGAU está disponível para auxiliar os orientadores neste procedimento.

disciplinas não ofertadas

Está faltando uma ou outra disciplina para concluir o seu último semestre que não está sendo ofertada? Temos algumas opções de atividades acadêmicas substitutivas e, em alguns casos, o aproveitamento com reenquadramento de créditos. Para isso siga os seguintes passos:

  1. busque no SIGA o seu extrato de integralização detalhado;
  2. analise e busque créditos excedentes em outros grupos;
  3. faça por escrito uma proposta de reenquadramento de créditos - buscar créditos excedentes de um grupo e transferir para outro grupo;
  4. preencha o formulário de atendimento online do CCGAU, anexe seu histórico de integralização e apresente sua proposta para análise.

OFÍCIO CIRCULAR Nº 10/2020/PROGRAD-GAB-UFMG

Cinco ações recomendadas pela Câmara de Graduação para favorecer à integralização dos cursos de graduação.

colação de grau durante a pandemia do COVID-19

A colação de grau não é feita pelo Colegiado. Quando todos os créditos são cumpridos, você está automaticamente habilitado para colar grau. A qualquer momento, independente de calendário, se você conclui os créditos quer seja na defesa do TCC ou qualquer outra alternativa indicada no OFÍCIO CIRCULAR Nº 10/2020/PROGRAD-GAB-UFMG, você já está apto para colar grau.

A Seção de Ensino é quem informa a Diretoria da EA sua habilitação. A colação de grau é feita pela diretoria. A Seção de Ensino emite certificado de colação de grau. Isso pode ser feito imediatamente. Os prazos apenas dependem do fluxo de atendimento da Seção de Ensino e da Diretoria. Favor entrar em contato com estes setores para resolver esta demanda.

As informações adicionais para o sistema online de colação de grau estão neste link >>>