MATRÍCULA

De Colegiado dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo da UFMG
Revisão de 12h53min de 4 de abril de 2022 por Rejane (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

A matrícula é feita automaticamente pelo sistema SIGA em 3 etapas. Este processo automatizado de matrícula ocorre sob responsabilidade do DRCA que possui em seu site uma MANUAL DE MATRÍCULA DO ESTUDANTE. Conhecer este manual é essencial para compreender este processo de matrícula automatizado e eventuais limitações e falhas no processo.

AJUSTE MANUAL DE MATRÍCULA

Após o término do processo automatizado de matrícula pelo SIGA o CCGAU tem acesso para ajustes de matrícula por um curto período. Assim que se encerra a 3a fase de matrícula no SIGA o CCGAU inicia o AJUSTE MANUAL DE MATRÍCULA. O ajuste manual de matrícula consiste na inclusão e exclusão de atividades. Para 2022-1 o ajuste será processado em duas etapas:

  1. o ajuste considera a ordem de chegada dos pedidos no formulário on-line de inclusão e exclusão;
  2. consulte o Resultado da Fase 1ª publicado neste site antes de enviar pedidos de inclusão - neste arquivo você terá a situação da ocupação das turmas;
  3. não envie e-mail para o professor solicitando vaga. informe ao departamento que você precisa cursar determinada atividade e aguarde uma solução do departamento para a demanda. sua informação será observada de forma integrada e cada departamento dará respostas no futuro para demandas represadas da oferta atual nas próximas ofertas;
  4. não solicite inclusão de disciplinas com conflito de horário. o sistema não aceita matrículas de atividades com sobreposição de horários;
  5. aguarde o prazo final de processamento pelo CCGAU dos pedidos antes de enviar email cobrando a efetivação do seu ajuste;
  6. é responsabilidade do(a) estudante conferir se a matrícula que aparece no sistema SIGA está correta. não é possível corrigir eventuais falhas de matrícula identificadas após o termino do período de ajuste.
etapa 1 ajustes de matrícula RESTRITO para estudantes do turno noturno da versão curricular de 2014 que precisam incluir disciplinas da versão de 2020 23 a 25 de março
etapa 2 ajustes de matrícula GERAL Diurno e Noturno 29 a 31 de março
mapa de oferta 2021-1 em -data a definir-


DIURNO | ccgau.diurno@gmail.com

NOTURNO | ccgau.noturno@gmail.com

RESULTADO DAS FASES DE MATRÍCULA

Confira aqui a lista de pedidos de inclusão e exclusão e o resultado final do processamento. Lembre-se sempre de observar o mapa de oferta antes do envio de pedidos de inclusão.

LINK RESULTADO 1ª Fase
LINK RESULTADO 2ª Fase

MATRÍCULA NO ITCC/TCC/TCA/TCB

A matrícula nestas atividades é feita pela secretaria do CCGAU. Para efetivar a matrícula o(a) estudante deverá enviar o TERMO COMPROMISSO DE ORIENTAÇÃO-MATRÍCULA, preenchido (ver data no formulários on-line ):

diurno FORMULÁRIO DIURNO
noturno FORMULÁRIO NOTURNO

Sua matrícula será efetivada após a submissão, via formulário, do Termo de Compromisso devidamente preenchido e assinado, após análise do atendimento da Resolução 01/2017 sobre TCC. Acompanhe pelo SIGA a efetivação de sua matrícula.

PFLEX

A matrícula do PFLEX é feita por comissão própria do Departamento de Projetos. O CCGAU não coordena a oferta e nem os processo de matrícula do PFLEX nem de inclusão e exclusão. Todas as informações estão em: SITE PFLEX.

ATIVIDADES EQUIVALENTES ENTRE TURNOS

No período de ajuste manual de matrícula feito pelo CCGAU é possível solicitar matrícula nas vagas ociosas de outro turno. Estas atividades podem ser enquadradas como optativas. ATENÇÃO: ATIVIDADES FEITAS EM OUTRO TURNO NÃO PODEM SER UTILIZADAS PARA GERAR CRÉDITO EM FORMAÇÃO LIVRE. Algumas atividades podem ser utilizadas para substituir atividades obrigatórias em seu turno de origem. Confira as possibilidades de intercâmbio entre atividades do diurno e noturno na página Atividades equivalentes entre turnos e versões curriculares.


COMUNICADOS SOBRE A OFERTA E MATRÍCULA 2021-2



SOLICITAÇÕES ENCAMINHADAS PELO CCGAU AOS DEPARTAMENTOS

ACR

Prezad@s alun@s,
Esperamos que estejam todos bem!
O Departamento ACR tem feito o esforço de oferecer, semestralmente, novas vagas para além do montante regulamentar (no curso de Arquitetura e Urbanismo, 45 vagas para o curso diurno e 30 vagas para o curso noturno; para o curso de Design, 30 vagas), reduzindo o impacto de represamentos resultantes do trancamento de matrículas ao longo dos dois últimos anos.
Contudo, é nossa tarefa preservar a qualidade das atividades acadêmicas oferecidas, o que nos impede de ampliar o número de vagas no limite dos requerimentos em cada uma das disciplinas. As coordenações de curso estão informadas das novas vagas ofertadas, e utilizarão de critérios próprios para a matrícula dos interessados. Solicitamos que não enviem mensagens aos professores responsáveis, pois não cabe a eles (aqui me incluo) deliberar pela matrícula de um ou outro discente.
Desejamos um ótimo semestre letivo a tod@s!
Profa. Vanessa Brasileiro Chefe do Departamento ACR