MATRÍCULA 2020-2

De Colegiado dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo da UFMG
Ir para navegação Ir para pesquisar

A matrícula é feita automaticamente pelo sistema SIGA em 3 etapas. Este processo automatizado de matrícula ocorre sob responsabilidade do DRCA que possui em seu site uma MANUAL DE MATRÍCULA DO ESTUDANTE. Conhecer este manual é essencial para compreender este processo de matrícula automatizado e eventuais limitações e falhas no processo.

AJUSTE MANUAL DE MATRÍCULA

Após o término do processo automatizado de matrícula pelo SIGA o CCGAU tem acesso para ajustes de matrícula por um curto período. Assim que se encerra a 3a fase de matrícula no SIGA o CCGAU inicia o AJUSTE MANUAL DE MATRÍCULA. O ajuste manual de matrícula consiste na inclusão e exclusão de atividades. Para 2020-2 o ajuste será processado em duas etapas:

etapa 1 recebe pedidos dias 1 e 2 de dezembro pedidos processados pelo CCGAU entre 3 e 7 de dezembro
etapa 2 recebe pedidos dias 8 e 9 de dezembro pedidos processados pelo CCGAU nos dias 10 e 11 dezembro
  1. o ajuste considera a ordem de chagada dos pedidos no formulário on-line de inclusão e exclusão;
  2. consulte o (link para o mapa de oferta 2020-2) publicado no site colegiado.online antes de enviar pedidos de inclusão - no mapa de oferta você terá a situação da ocupação das turmas;
  3. não envie e-mail para o professor solicitando vaga. informe ao departamento que você precisa cursar determinada atividade e aguarde uma solução do departamento para a demanda. sua informação será observada de forma integrada e cada departamento dará respostas no futuro para demandas represadas da oferta atual nas próximas ofertas;
  4. não solicite inclusão de disciplinas com conflito de horário;
  5. aguarde o prazo final de processamento pelo CCGAU dos pedidos antes de enviar email cobrando a efetivação do seu ajuste;
  6. é responsabilidade do(a) estudante conferir se a matrícula que aparece no sistema SIGA está correta, eventuais falhas de matrícula identificadas após o termino do período de ajuste não vamos conseguir ajustar para você.


mapa de oferta 2020-2 em 7 de dezembro de 2020


DIURNO | ccgau.diurno@gmail.com

NOTURNO | ccgau.noturno@gmail.com

RESULTADO AJUSTE DE MATRÍCULA

Confira aqui a lista de pedidos de inclusão e exclusão e o resultado final do processamento. Lembre-se sempre de observar o mapa de oferta antes do envio de pedidos de inclusão.

resultado INCLUSÃO atividades DIURNO

resultado INCLUSÃO atividades NOTURNO

MATRÍCULA NO ITCC/TCC/TCA/TCB

A matrícula nestas atividades é feita pela secretaria do CCGAU. Para efetivar a matrícula o(a) estudante deverá enviar o TERMO COMPROMISSO DE ORIENTAÇÃO-MATRÍCULA, preenchido, entre os dias 30 de novembro e 10 de dezembro para os seguintes emails:

diurno CCGAU.diurno@gmail.com
noturno CCGAU.noturno@gmail.com

Sua matrícula será efetivada após a entrega via email do termo preenchido e assinado.

PFLEX

A matrícula do PFLEX é feita por comissão própria do Departamento de Projetos. O CCGAU não coordena a oferta e nem os processo de matrícula do PFLEX nem de inclusão e exclusão. Todas as informações estão em: https://sites.google.com/view/pflex-2020-02.

ATIVIDADES EQUIVALENTES ENTRE TURNOS

No período de ajuste manual de matrícula feito pelo CCGAU é possível solicitar matricula nas vagas ociosas de outro turno. Estas atividades podem ser enquadradas como optativas. ATENÇÃO: ATIVIDADES FEITAS EM OUTRO TURNO NÃO PODEM SER UTILIZADAS PARA GERAR CRÉDITO EM FORMAÇÃO LIVRE. Algumas atividades podem ser utilizadas para substituir atividades obrigatórias em seu turno de origem. Confira as possibilidades de intercâmbio entre atividades do diurno e noturno na página Atividades equivalentes entre turnos e versões curriculares.

COMUNICADOS DOS DEPARTAMENTOS SOBRE A OFERTA E MATRÍCULA 2020-2

ACR

Informamos aos discentes dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, diurno e noturno, que NÃO SERÃO ABERTAS VAGAS EXTRA NAS ATIVIDADES ACADÊMICAS DO ACR. As demandas individuais não serão atendidas pelos docentes, salvo quando estes manifestarem, indicado aqui ao final deste comunicado, o interesse em agregar ofertas excepcionais de vagas.
Esclarecemos que as atividades são pensadas para atender a um número máximo de matriculados, respeitando tanto o Projeto Pedagógico dos cursos quanto suas próprias dinâmicas, com o objetivo de manter a qualidade na relação ensino-aprendizagem. Mesmo em tempos de ensino remoto emergencial (ERE) – quando não há limitação do espaço físico das salas de aula – devemos considerar um limite de alunos matriculados para que nós, docentes, possamos atuar de modo adequado, evitando ainda sobrecarga na correção de avaliações. O Departamento de ACR, prezando sempre pela qualidade do ensino ministrado, realizará um plano de oferta de disciplinas para o próximo ano letivo. Cabe, ainda, destacar que desde o 2° semestre de 2019 temos praticado uma oferta mínima em dias préfixados, acordados com o Colegiado de Cursos em Arquitetura e Urbanismo.

SEMESTRE 1 segunda terça quarta quinta sexta
Módulo 1 - ACR030 ACR029 ACR032 ACR013
Módulo 2 - ACR031 ACR034 ACR033 ACR113
Módulo 3 - Exemplo ACR036 ACR038 Exemplo
Módulo 4 - - - - -
SEMESTRE 2 segunda terça quarta quinta sexta
Módulo 1 - ACR030 AR029 ACR032 ACR113
Módulo 2 - ACR031 ACR034 ACR033 ACR113
Módulo 3 - ACR037 ACR040 - ACR039
Módulo 4 - - - - -

O quadro mínimo acima apresentado poderá ser alterado com a oferta de novas disciplinas a cada semestre, ou em situações excepcionais, tal como o atual ensino remoto emergencial (ERE) que, por força do calendário aprovado pelo CEPE, exigiu a alteração de alguns módulos. Contamos com a compreensão de todos e todas, Profa Vanessa Brasileiro – Chefe do Departamento ACR

ATIVIDADES DO ACR QUE TERÃO VAGAS EXTRA SOB DEMANDA DOS ESTUDANTES

  • ACR032 Profa. Renata Marques
  • ACR033 Profa. Renata Marques

CANCELAMENTO

ACR030 - ARQ CONTEMPORâNEA, CIDADE E CULTURA - Profa. Natacha Rena

DEES

EES073 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

Autorizada a abertura de 20 vagas extra.

EES060 - ANÁLISE ESTRUTURAL

Autorizado a abertura de 6 vagas extra.

TAU

O TAU analisou a demanda de vagas reprimida e apresentou uma proposta. Favor não encaminhar email aos professores solicitando vagas. As respostas já estão na tabela abaixo:

disciplina turma demanda de vagas reprimida vagas extra liberadas para 2020-2 informações complementares
TAU031 TA 33 0 DEMANDA NÃO ATENDIDA
TAU033 TA 52 30 TAU033 (TB) - Oferta: 5-26 de março de 2021 - Horário: 14:30h-18:10h - 30 vagas.
TAU044 TA 3 3 Professora autorizou abrir mais 3 vagas na turma A
TAU047 TA 8 8 Professora autorizou abrir mais 8 vagas na turma A
TAU048 TA 14 10 Professora autorizou abrir mais 10 VAGAS - dar prioridade a alunos que já tenham cursado a TAU037 ou a TAU111
TAU074 TA 17 10 Professores autorizaram abrir mais 10 vagas na turma B
TAU076 TA 8 8 Professora autorizou abrir mais 8 vagas na turma B
TAU077 TA 17 - Ainda há 5 vagas disponíveis na TAU077 A para dar o total de 25 alunos. 

A professora entende que a TAU077 possa ser feita por alunos a partir do 4° período. Se for o caso autoriza-se para a turma A mais 3 alunos além dos 5. Se o aluno ainda não estiver no 4o período não há autorização.

TAU079 TA 3 0 DEMANDA NÃO ATENDIDA
TAU080 TA 5 4 rofessora autorizou abrir mais 4 vagas na turma A e exclusão total da turma B.
TAU081 TA 5 0 DEMANDA NÃO ATENDIDA
TAU081 TB 5 0 DEMANDA NÃO ATENDIDA
TAU089 TA 29 5 Professora autorizou abrir mais 5 vagas na turma A.
TAU091 TA 53 - Abrir turma C com 30 vagas. Serão ofertadas 3 turmas, TAU091A, TAU091B e TAU091C, sendo os mesmos dias e horários (sextas, de 15/01 a 05/02/2021, das 18:30 as 22:10hs) para todas as turmas. 

TAU091

A Profa. Grace autorizou a abertura de uma turma extra da TAU091 para atender a demanda dos estudantes. A matrícula poderá ser solicitada aqui neste site durante o acerto manual do CCGAU.

CANCELAMENTO

TAU080 PB - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO

URB

Neste semestre passamos a ofertar novas disciplinas de código URB em função de alteração na matriz curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo Noturno. Esclarecemos que essas novas atividades acadêmicas possuem equivalência com disciplinas das matrizes anteriores e poderão/deverão ser cursadas por alunos integrantes de versões curriculares mais antigas para integralização de créditos.

Por enquanto, a matrícula para essas novas disciplinas só é possível por meio do ajuste manual feito pelo CCGAU aqui neste site.

Abaixo apresentamos as novas disciplinas e suas respectivas equivalências.

código na versão curricular nova equivalência nas versões anteriores grupo
URB121 Paisagem e Ambiente URB021 Paisagem e Meio Ambiente obrigatória G5
URB122 Oficina Temática de Análise Urbana URB026 Oficina Temática de Análise Urbana G1
URB125 Legislação Urbana URB033 Legislação Urbana e Ambiental G5

Informamos que não serão abertas vagas extras nas atividades acadêmicas de código URB, salvo em casos excepcionais e quando houver manifestação favorável do docente responsável. Estes casos excepcionais e manifestações de docentes serão publicados aqui nesta página/informe. Esclarecemos que as atividades são planejadas para atenderem aos Projetos Pedagógicos do curso de Arquitetura e Urbanismo (Noturno e Diurno), respeitando o número máximo de matriculados que garanta a qualidade do processo ensino-aprendizagem. A fim de atender às possíveis demandas reprimidas para disciplinas específicas, o Departamento de Urbanismo realizará plano de oferta para o próximo ano letivo. Contamos com a compreensão de todos e todas, Prof. Felipe Sudré – Chefe do Departamento de Urbanismo

URB122 - OT ANÁLISE URBANA PA e PB - GRUPO 1

Esta atividade pertence ao novo currículo do NOTURNO (GRUPO 1, 30hs) e a maioria dos estudantes do noturno e do diurno não tiveram acesso a esta atividade na matrícula via sistema SIGA.

Como a URB122 PA lecionada pelo Prof. Daniel Medeiros se inicia na próxima segunda, se faz necessário uma pré-matricula feito conforme orientação abaixo:

A disciplina URB122 PA - OT análise urbana: leitura do lugar - Prof. Daniel Medeiros, tem como objetivo contrapor dois modelos de leitura do espaço urbano: um modelo estruturado a partir de indicadores (aspectos naturais, circulação, uso do solo e dados socioeconômicos) e outro estruturado a partir da leitura do lugar com ênfase na percepção do morador. O resultado é a produção de cartografias e registro de percepções sistematizados a partir de Linhas de Análise em desenvolvimento. Como a disciplina possui vagas limitadas, enviar e-mail até o dia 29/11 para danielmedeirosdefreitas@gmail.com – as vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

No segundo bimestre será ofertado a URB122 PB - OT análise urbana: o devir urbano chinês - Prof. Marcelo Maia. A matrícula nesta atividade poderá ser feita no ajuste manual do CCGAU feito aqui neste site.

URB052 - PAISAGEM E AMBIENTE

Serão abertas quantas vagas forem necessárias para atender a demanda reprimida da URB052 - PAISAGEM E AMBIENTE - DIURNO. Os estudantes que não conseguiram vagas no processo de matrícula via SIGA poderão solicitar a inclusão da URB052 no ajuste manual do CCGAU feito aqui neste site.

URB049 - pré-requisito para matrícula

OFÍCIO Nº 08/2020-URB
Considerando que a atividade acadêmica URBANISMO I (URB048) não foi ofertada no semestre 01/2020, informamos que o Departamento de Urbanismo autoriza, excepcionalmente, a quebra de pré-requisito para a matrícula na atividade acadêmica URBANISMO II (URB049) para os semestres 02/2020 e 01/2021. Você poderá solicitar a matrícula na URB049 com quebra de pré-requisito no ajuste manual do CCGAU.

PRJ

UNI009 - Conceitos fundamentais para a assessoria técnica: uma leitura do Development dictionary

Abertura de 30 vagas extra.

PRJ 076

Informamos aos discentes que o departamento não abrirá novas vagas extra na disciplina PRJ 076 para o segundo semestre de 2020. De acordo com o projeto pedagógico da disciplina foram disponibilizadas 45 vagas para alunos provenientes do Sisu e 2 vagas para retenção (alunos reprovados na disciplina). Como no semestre passado não houveram alunos reprovados estas vagas serão liberadas para alunos procedentes de outros processos de ocupação de vagas (transferências, reopção, etc). As demandas por criação de novas vagas nos próximos semestres serão devidamente encaminhadas para discussão envolvendo a Câmara Departamental do Departamento de Projetos e o Colegiado de Cursos em Arquitetura e Urbanismo.