MATRÍCULA 2021-1

De Colegiado dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo da UFMG
Ir para navegação Ir para pesquisar

A matrícula é feita automaticamente pelo sistema SIGA em 3 etapas. Este processo automatizado de matrícula ocorre sob responsabilidade do DRCA que possui em seu site uma MANUAL DE MATRÍCULA DO ESTUDANTE. Conhecer este manual é essencial para compreender este processo de matrícula automatizado e eventuais limitações e falhas no processo.

AJUSTE MANUAL DE MATRÍCULA

Após o término do processo automatizado de matrícula pelo SIGA o CCGAU tem acesso para ajustes de matrícula por um curto período. Assim que se encerra a 3a fase de matrícula no SIGA o CCGAU inicia o AJUSTE MANUAL DE MATRÍCULA. O ajuste manual de matrícula consiste na inclusão e exclusão de atividades. Para 2021-1 o ajuste será processado em duas etapas:

etapa 1 recebe pedidos dias 7 a 11 de maio pedidos processados pelo CCGAU entre 12 a 15 de maio
etapa 2 recebe pedidos dias 14 a 18 de maio pedidos processados pelo CCGAU nos dias 19 a 25 de maio
etapa 3 EXCEPCIONAL recebe pedidos dias 24 a 28 de maio pedidos processados pelo CCGAU entre 26 a 31 de maio
  1. o ajuste considera a ordem de chegada dos pedidos no formulário on-line de inclusão e exclusão;
  2. consulte o (link para o mapa de oferta 2021-1) publicado no site colegiado.online antes de enviar pedidos de inclusão - no mapa de oferta você terá a situação da ocupação das turmas;
  3. não envie e-mail para o professor solicitando vaga. informe ao departamento que você precisa cursar determinada atividade e aguarde uma solução do departamento para a demanda. sua informação será observada de forma integrada e cada departamento dará respostas no futuro para demandas represadas da oferta atual nas próximas ofertas;
  4. não solicite inclusão de disciplinas com conflito de horário. o sistema não aceita matriculas de atividades com sobreposição de horários;
  5. aguarde o prazo final de processamento pelo CCGAU dos pedidos antes de enviar email cobrando a efetivação do seu ajuste;
  6. é responsabilidade do(a) estudante conferir se a matrícula que aparece no sistema SIGA está correta. não é possível corrigir eventuais falhas de matrícula identificadas após o termino do período de ajuste.


mapa de oferta 2021-1 em -data a definir-


DIURNO | ccgau.diurno@gmail.com

NOTURNO | ccgau.noturno@gmail.com

RESULTADO DAS FASES DE MATRÍCULA

Confira aqui a lista de pedidos de inclusão e exclusão e o resultado final do processamento. Lembre-se sempre de observar o mapa de oferta antes do envio de pedidos de inclusão.

LINK RESULTADO 1ª Fase

LINK RESULTADO 2ª Fase

LINK RESULTADO 3ª Fase

LINK RESULTADO 4ª Fase

Disciplinas destacadas em amarelo estão com as turmas completas.

MATRÍCULA NO ITCC/TCC/TCA/TCB

A matrícula nestas atividades é feita pela secretaria do CCGAU. Para efetivar a matrícula o(a) estudante deverá enviar o TERMO COMPROMISSO DE ORIENTAÇÃO-MATRÍCULA, preenchido, entre os dias 17 e 28 maio:

diurno FORMULÁRIO DIURNO
noturno FORMULÁRIO NOTURNO

Sua matrícula será efetivada após a submissão, via formulário, do Termo de Compromisso devidamente preenchido e assinado. Acompanhe pelo SIGA a efetivação de sua matrícula.

PFLEX

A matrícula do PFLEX é feita por comissão própria do Departamento de Projetos. O CCGAU não coordena a oferta e nem os processo de matrícula do PFLEX nem de inclusão e exclusão. Todas as informações estão em: SITE PFLEX.

ATIVIDADES EQUIVALENTES ENTRE TURNOS

No período de ajuste manual de matrícula feito pelo CCGAU é possível solicitar matricula nas vagas ociosas de outro turno. Estas atividades podem ser enquadradas como optativas. ATENÇÃO: ATIVIDADES FEITAS EM OUTRO TURNO NÃO PODEM SER UTILIZADAS PARA GERAR CRÉDITO EM FORMAÇÃO LIVRE. Algumas atividades podem ser utilizadas para substituir atividades obrigatórias em seu turno de origem. Confira as possibilidades de intercâmbio entre atividades do diurno e noturno na página Atividades equivalentes entre turnos e versões curriculares.


COMUNICADOS DOS DEPARTAMENTOS SOBRE A OFERTA E MATRÍCULA 2021-1

1ª fase de matrículas

O CCGAU encaminhou solicitação para todos os departamentos ofertantes em relação a ampliação do número de vagas quando notou-se demanda maior que a oferta inicialmente prevista. Felizmente muitas demandas puderam ser atendidas.
O CCGAU observou em disciplinas com mais de uma turma demanda concentrada em uma delas, enquanto as demais apresentavam vagas ociosas. Para esses casos NÃO se justifica solicitação de ampliação de vagas.

GEO

O departamento de Geografia liberou mais 30 vagas para a GEO304 para a segunda fase.

ACR

DEES

  • A Disciplina EES061 terá seu horário excepcionalmente esse semestre para o turno vespertino. O novo horário será Segunda-feira 7:30 às 9:10 e Quarta-Feira 14 às 15:40. A alteração será realizada após a segunda fase de matrícula quando o sistema for reaberto.
  • ALUNOS NOTURNO CURRÍCULO 2014 - A oferta das disciplinas PRJ 066, PRJ 067, PRJ 068, PRJ 069, PRJ 070, PRJ 071 devem ser ofertadas neste semestre e no próximo. Sugere-se que se organizem para incluí-las na matrícula desde semestre, se possível.

TAU

24/05/2021: Nova turma TAU033 - 30 vagas. Data Segundas de 12/07 a 02/08
Interessados submeter formulário com solicitação de inclusão.

URB

Em relação ao documento enviado pelos discentes do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo solicitando posicionamento quanto à oferta de atividades para o primeiro semestre de 2021, no âmbito do Departamento de Urbanismo, esclarecemos:

Quanto às disciplinas do grupo 5, destacamos que o Departamento oferta, em 2021/1, 100% das atividades sob sua responsabilidade, uma vez que:

  1. URB032 e URB036 são equivalentes à URB127 (Oficina Temática de Urbanização e Sustentabilidade), prevista na oferta de 2021/1, com 30 vagas (número de vagas dobrado em relação ao habitual para uma disciplina de natureza prática);
  2. URB021 é equivalente à URB121, prevista na oferta de 2021/1;
  3. O Departamento ainda oferta regularmente as disciplinas não mencionadas no documento, a saber: URB033 (sob novo código URB125), URB034, URB035, sendo esta última um tópico, cuja matrícula é permitida mais de uma vez ao longo do percurso discente para integralização curricular;
  4. Assim, temos um total de 120 vagas disponibilizadas pelo Departamento em atividades do grupo ou equivalentes (caso de URB125, URB121 e URB127).

Quanto às disciplinas do grupo 6, destacamos que:

  1. Trata-se de grupo de atividades que tem passado por reestruturação nos modelos de oferta para atender às demandas dos discentes, uma vez que é um conjunto de atividades de responsabilidade quase exclusiva do URB, à exceção de LET223, disciplina cuja oferta é reconhecidamente insuficiente para atender à demanda de todos os cursos da Universidade;
  2. Em direção ao observado no item anterior, foi autorizado pelo Departamento e oficializado junto ao Colegiado o aproveitamento de créditos em disciplinas de código UNI009 ofertadas por discentes do URB para compor créditos no grupo 6;
  3. Também temos priorizado a oferta de atividades sob o código URB045, tópico que permite a matrícula mais de uma vez ao longo do percurso discente e, consequentemente, facilita a integralização curricular. Em 2021/1, o Departamento oferta quatro turmas de URB045;
  4. URB037 e URB039 são equivalentes à URB129 (Oficina Temática de Planejamento e Governança Metropolitana), também ofertada em 2021/1, com 30 vagas (número de vagas

dobrado em relação ao habitual para uma disciplina de natureza prática);

  1. Assim, temos um total de 180 vagas disponibilizadas pelo Departamento em atividades do grupo ou equivalentes (caso da URB129).

URB049 - pré-requisito para matrícula

OFÍCIO Nº 08/2020-URB
Considerando que a atividade acadêmica URBANISMO I (URB048) não foi ofertada no semestre 01/2020, informamos que o Departamento de Urbanismo autoriza, excepcionalmente, a quebra de pré-requisito para a matrícula na atividade acadêmica URBANISMO II (URB049) para os semestres 02/2020 e 01/2021. Você poderá solicitar a matrícula na URB049 com quebra de pré-requisito no ajuste manual do CCGAU.

Comunicado Departamento de Urbanismo


CRIAÇÃO E EXCLUSÃO DE DISCIPLINAS EM 24/05/2021

  • Disciplinas excluídas: URB129 e URB122 Turma B
  • Disciplinas criadas:
  1. Duas turmas extras da URB031 (turmas B e C), com o mesmo tema da turma já existente: urbanização e espaços fronteiriços (viver na cidade, viver na fronteira). A turma B ocorrerá às terças, no módulo 3. A turma B ocorrerá às terças, no módulo 4.
  2. Duas turmas extras da URB045 (turmas E e F), com o mesmo tema da turma D, já existente: para pensar a cidade e o seu movimento de realização. A turma B ocorrerá às quintas, no módulo 3. A turma B ocorrerá às quintas, no módulo 4.

PRJ

Ainda há vagas em algumas disciplinas de PFlex. Interessados devem entrar em contato com os docentes na primeira semana de aula para providências sobre matrícula.

  1. Projetar o projeto: interfaces para articulação de demandas sócio-espaciais em Ribeirão do Eixo (5 vagas)
  2. Estudo de caso sobre SPA com Acessibilidade e Inclusão (2 vagas)
  3. Módulos e Sistemas Cibernéticos (2 vagas)
  4. Oficina Virtual Integrada (6 vagas)
  5. Ateliê Virtual de Projetos - Arquisur (3 vagas)
  6. Arquitetura, cidade e infâncias, na escala da vizinhança: bairro e espaço público (2 vagas)